sábado, junho 16, 2007
pIncElAdO pOr pEqUEnOtE @ 9:10 da tarde

Os alunos de enfermagem construiram uma roda de alimentos para a sala dos 4 anos

Graças ao Ensino Clínico em Enfermagem Saúde Infantil e Pediátrica temos a oportunidade de estagiar no Centro Social Padre David, em Ruilhe e para já a experiência tem sido absolutamente fantástica e gratificante. Embora, “todo este mundo” seja absolutamente desconhecido para nós, abraçamos esta oportunidade e a verdade é que temos aprendido imenso com todas estas crianças. Temos aprendido a sermos crianças novamente e a ver o mundo com olhos de criança, onde os adultos tornam tudo muito difícil e complexo e que elas decompõem em algo tão fácil e simples.
São realmente as crianças que fazem com que tudo valha a pena e nós neste estágio trabalhamos por todas elas.
Nós temos trabalhado essencialmente com as crianças da sala do jardim-de-infância dos 4 anos e após uma primeira fase de recolha de algumas ideias dentro e fora da sala chegamos à conclusão que era importante trabalharmos o tema – alimentação.
Hoje em dia vemos imensos casos de obesidade infantil e doenças que surgem de uma forma demasiado precoce. Por isso, a nossa intervenção visa também numa actuação precoce, naquilo que designamos promoção da saúde.
Para isso tivemos de conhecer o nosso grupo, de ver cada criança como uma só e a partir daí trabalhar e actuar conforme esses resultados.
Resolvemos então iniciar o tema com um pequeno teatro de fantoches, uma história do “Renato na consulta de enfermagem sobre alimentação”, abordando um menino que adoece, devido aos diversos erros na alimentação que faz. Apostamos também em dar a conhecer a nova roda dos alimentos, composta, agora, por 8 grupos, colocando a água no centro, como o alimento fundamental na nossa existência, como a nossa fonte de vida. Em seguida, realizamos um pequeno jogo, onde diferenciaram os alimentos saudáveis, dos alimentos menos saudáveis. Por fim, resolvemos realizar pequenas consultas de enfermagem com cada criança, avaliando diversos parâmetros de saúde.
E a nossa actuação passa por isto mesmo, promover a saúde, para que possamos ter um futuro com ganhos em saúde e futuros adultos saudáveis.
Felizmente, temos vindo a conseguir muito mais do que isto, temos também desmistificando a nossa imagem, a do mero enfermeiro de “injecções e vacinas”.
A nível pessoal havia tanto a dizer, mas a verdade é que todos os dias temos sido nós a aprender com verdadeiras lições de vida, de coragem e de bondade.
Podemos mesmo dizer, que crescer é um problema, porque vamos perdendo a capacidade de sonhar e perdemos a capacidade de vermos o “Mundo”…com olhos de criança!

Etiquetas:

 
pIncElAdO pOr pEqUEnOtE @ 8:36 da tarde

Projecto promoção da Higiene (sala 3 anos):

Alunos de Enfermagem do ISAVE – Instituto Superior de Saúde do Alto Ave na Póvoa de Lanhoso, reuniram os seus esforços para promover correctos hábitos de higiene, junto das crianças da sala dos 3 anos de idade do Centro Social e Cultural Padre David Oliveira Martins em Ruílhe.
Depois de uma semana em contacto directo e diário com as crianças e com a própria instituição, os alunos optaram por intervir no âmbito da higiene, traçando várias estratégias de intervenção de modo a incentivar quer as próprias crianças como os seus próprios responsáveis para uma correcta higiene e prevenção de problemas que podem surgiu caso não a tenham.
Argumentos como, o facto das mudanças dos hábitos de higiene durante todo o processo evolutivo das crianças serem um dos factores mais significativos para que futuramente tenham uma maior longevidade e que a higiene das crianças (com 3 anos) é ainda uma tarefa dos pais/seus responsáveis que lhes devem transmitir bons hábitos, informações e exemplos, foram mais do que suficientes para este projecto seguir em frente.
Como só aos 6 anos é que a criança está madura para cuidar de sua própria higiene pessoal, e os pais não devem passar a responsabilidade antes que elas estejam preparadas, cabe-lhes então, passar para os seus filhos estes hábitos e, consequentemente, procurar escolas ou centros educacionais que mantenham também estes mesmos esforços, pois o desenvolvimento de uma criança passa com certeza também pela escola que é responsável pela continuidade da sua educação.
Dentro desta área de acção, os alunos de Enfermagem optaram por realizar um projecto que reúne várias actividades com as crianças da sala dos 3 anos. Entre encenações de situações particulares, execução de vários cartazes a serem afixados na instituição, elaboração de folhetos informativos para transmissão da informação aos pais e formação contínua aos responsáveis pelas crianças, as próprias crianças também serão objecto de ensino. Deste modo serão ainda efectuados jogos de interacção com as crianças, colocação de situações-problema a serem solucionadas pelos mesmos, exposição e tratamento de informação relevante a cerca dos correctos cuidados de higiene.
Tudo isto, sob a forma de jogos, teatros, histórias e fantasias alusivas ao tema, de modo a cativar a atenção das crianças e motivar de uma forma particular e engraçada para a adopção de boas práticas de higiene.
Dramatização da história do Ratinho

Higiene oral
Dominó sobre higiene pessoal


Etiquetas:

 
domingo, junho 03, 2007
pIncElAdO pOr pEqUEnOtE @ 11:30 da manhã









O Jardim de Infância do Centro Social Padre David visitou a Feira Romana em Braga: “Braga Romana”. Muitas foram as actividades apresentadas nesta feira, como por exemplo, o cortejo romano, animação de rua, comercio tradicional romano e a zona alimentar característica deste povo. Nesta feira os meninos do Centro social puderam apreciar os rituais romanos e visitaram a feira romana onde lhes foram oferecidas presente 3 bonecas de trapos romanas; pintaram, ainda, o rosto e brincaram com algumas romanas.

Etiquetas: