sábado, junho 16, 2007
pIncElAdO pOr pEqUEnOtE @ 9:10 da tarde

Os alunos de enfermagem construiram uma roda de alimentos para a sala dos 4 anos

Graças ao Ensino Clínico em Enfermagem Saúde Infantil e Pediátrica temos a oportunidade de estagiar no Centro Social Padre David, em Ruilhe e para já a experiência tem sido absolutamente fantástica e gratificante. Embora, “todo este mundo” seja absolutamente desconhecido para nós, abraçamos esta oportunidade e a verdade é que temos aprendido imenso com todas estas crianças. Temos aprendido a sermos crianças novamente e a ver o mundo com olhos de criança, onde os adultos tornam tudo muito difícil e complexo e que elas decompõem em algo tão fácil e simples.
São realmente as crianças que fazem com que tudo valha a pena e nós neste estágio trabalhamos por todas elas.
Nós temos trabalhado essencialmente com as crianças da sala do jardim-de-infância dos 4 anos e após uma primeira fase de recolha de algumas ideias dentro e fora da sala chegamos à conclusão que era importante trabalharmos o tema – alimentação.
Hoje em dia vemos imensos casos de obesidade infantil e doenças que surgem de uma forma demasiado precoce. Por isso, a nossa intervenção visa também numa actuação precoce, naquilo que designamos promoção da saúde.
Para isso tivemos de conhecer o nosso grupo, de ver cada criança como uma só e a partir daí trabalhar e actuar conforme esses resultados.
Resolvemos então iniciar o tema com um pequeno teatro de fantoches, uma história do “Renato na consulta de enfermagem sobre alimentação”, abordando um menino que adoece, devido aos diversos erros na alimentação que faz. Apostamos também em dar a conhecer a nova roda dos alimentos, composta, agora, por 8 grupos, colocando a água no centro, como o alimento fundamental na nossa existência, como a nossa fonte de vida. Em seguida, realizamos um pequeno jogo, onde diferenciaram os alimentos saudáveis, dos alimentos menos saudáveis. Por fim, resolvemos realizar pequenas consultas de enfermagem com cada criança, avaliando diversos parâmetros de saúde.
E a nossa actuação passa por isto mesmo, promover a saúde, para que possamos ter um futuro com ganhos em saúde e futuros adultos saudáveis.
Felizmente, temos vindo a conseguir muito mais do que isto, temos também desmistificando a nossa imagem, a do mero enfermeiro de “injecções e vacinas”.
A nível pessoal havia tanto a dizer, mas a verdade é que todos os dias temos sido nós a aprender com verdadeiras lições de vida, de coragem e de bondade.
Podemos mesmo dizer, que crescer é um problema, porque vamos perdendo a capacidade de sonhar e perdemos a capacidade de vermos o “Mundo”…com olhos de criança!

Etiquetas:

 
3 rAbIscOs:


@ 11:12 da tarde, Blogger LOBITAS

Boa estratégia é mesmo isso , de pequenino é que se torce o pepino, penso que estão a fazer um excelente trabalho.
Tudo de bom e continuem com boas ideias.

 

@ 1:17 da tarde, Blogger LOBITAS

Passamos para dar um beijinho fofinho.

 

@ 2:27 da tarde, Blogger Najara

Nussa eu sou estudante de enfermagem tbm, i tenho q fazer o mesmo projeto pra crianças i achei muito inovador o q vcs fazem!!!!
Otimo trabalho, parabens!