domingo, março 18, 2007
pIncElAdO pOr pEqUEnOtE @ 4:34 da tarde

Visita de estudo à Gráfica Tadinense em Vilaça
As crianças ouviram atentamente as explicações do SR. Manuel que simpaticamente nos demonstrou como nasce um livro

O Director do Centro Social, Cónego Narciso, também participou na visita



Semana nacional da Leitura 5, 6, 7, 8 e 9 de Março

O Plano Nacional de Leitura pretende estimular o prazer de ler nas crianças e nos jovens, intensificando o contacto com os livros e a leitura na escola, designadamente nas salas de aula e nas bibliotecas escolares e a leitura nos lares. A propósito desta iniciativa o Centro Social organizou algumas actividades no sentido de estimular a leitura e a exploração de livros.

1- A importância da leitura no mundo de hoje

O papel da leitura, nos dias de hoje, é constantemente questionado. Para muitos o acto de ler é sinónimo de “aborrecimento, obrigatoriedade, esforço”, tendo o “progresso técnico, tecnológico e social” alterado as mentalidades e os hábitos. Perante os meios audiovisuais, a leitura foi renegada para segundo plano. Contudo, a questão não se coloca na luta entre leitura e os meios audiovisuais; os interesses das pessoas mudaram, tal o seu ritmo de vida, mas isso em nada põem em causa a necessidade da leitura. “As dúvidas sobre a importância da leitura, se existem colocam-se a nível do veículo utilizado em si mesma. Por mais que se argumente que não se lê, nos dias de hoje (livros ou jornais, por exemplo), a importância da leitura, em si mesma, permanece intocada” (Silva,2000:20). Assim, independentemente do suporte de comunicação com que se trabalhe, a leitura nunca será dispensável e terá sempre um papel importante no futuro dos indivíduos e da sociedade. Ela assume uma relevância inquestionável; é pedido a cada indivíduo que saiba ler, que ganhe hábitos e competências de leitura, como garantia para a realização pessoal, para a interacção com os outros, para a integração na sociedade e para a participação dos destinos do mundo.

2- Terá o livro os dias contados?
A biblioteca deixou de ser um espaço homogéneo, onde existia unicamente material impresso. Transformou-se num espaço de confluência de materiais em diversificados suportes (televisão, computadores e os meios electrónicos/informático, integrante das tecnologias de informação a eles ligados), que se apresentam cada vez mais como oportunidade de resposta às necessidades de informação, formação, diversidade de saberes, que influenciam o mundo de hoje.
Tal como tem vindo a acontecer ao longo dos tempos, o livro prepara-se para enfrentar novas transformações, estando apontado o final da produção do livro impresso para 2010, isto na opinião de Bill Gates.
“Na verdade são já visíveis alternativas para o suporte a que temos associado o que designamos por “livro” e “material impresso” em geral, motivadas pelo desenvolvimento tecnológico, mas ainda pelos desafios que a sua utilização coloca ao nosso tempo, e até por problemas ecológicos, sociológicos, económicos e de cariz tecnológico que a sua existência acarreta” (Silva,2000:36)

Para o autor é totalmente errado ignorar as novas fontes como ignorar os livros tradicionais. As novas tecnologias e os livros tradicionais irão coabitar na biblioteca, tendo o indivíduo de se habituar a lê-los e a conciliar a sua interacção e tirar proveito dela.
O livro está perante mais um passo no processo de evolução, mas isso não significa que corra o risco de desaparecer, continuará independentemente do suporte, do formato, do modo de apresentação e disponibilização a ser um veiculo de informação, cultura e saber.

 
3 rAbIscOs:


@ 11:14 da tarde, Blogger Mãe da Mimi

Bem giro o cantinho do pequenote. Gostei de ver. Parabéns pela iniciativa. Vou visitar mais vezes....

 

@ 4:21 da tarde, Blogger pEqUEnOtE

O Pequenote agradece a visita da mãe da mimi!!
Ficamos muito feliz pela visita e ficamos à vossa espera :))))

 

@ 11:30 da manhã, Blogger Bea

Bom dia a todos! Parabéns pela criação do blog e pelas diversas iniciativas desenvolvidas durante o ano... O Pequenote permite-nos acompanhar o dia-a-dia dos nossos filhos...Obrigada.