segunda-feira, fevereiro 04, 2008
pIncElAdO pOr pEqUEnOtE @ 9:31 da manhã

Iniciamos o 2º periodo com o tema prevenção ródoviária. Com esta unidade pretende-se:
- Explicar às crianças enquanto peõeso, passageiros e ciclistas, o que devem ou não fazer para não colocar as suas vidas em perigo, quando circulam na via pública.
- Visualizar desenhos no Paint, colorir imagens de atitudes correctas.
Objectivos
- Abrir ficheiro do Paint.
- Utilizar a lupa para pintar.
- Utilizar a combinação de teclas Ctrl+Z para anular acções.
- Identificar e escrever o comportamento correcto ou errado.
- Modificar a cor do texto.
- Guardar documento.
As crianças exploram o computador, realizando aprendizagens significativas, uma vez que lhes compete a resolução dos problemas que lhes vão sendo colocados.


O computador representa uma ferramenta de educação essencial e muito atractiva para as crianças.
O Projecto Navegadores®, adaptado às etapas de desenvolvimento da criança, procura funcionar como uma extensão da sala, contribuindo para estimular a criatividade, curiosidade, percepções e pensamento do aluno, ampliar os seus conhecimentos, aumentar a sua autonomia e autoconfiança e desenvolver acções de coordenação e motoras. Através de actividades organizadas em temas (criteriosamente seleccionados e modificados anualmente) e de jogos educativos a criança explora o computador mediante a realização de tarefas como pintar, desenhar, analisar, classificar, associar, quantificar, escolher alternativas, reconhecer e distinguir conceitos e palavras.



PROJECTO

N.º DE AULAS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
PROGRAMAS
Prevenção
Rodoviária
Competências especificas
Identificar e distinguir um peão, passageiro e ciclista.
Colorir desenhos de comportamentos correctos.
Assinalar os comportamentos correctos e errados. Programa:Paint
Competências especificas
Saber interpretar as cores dos semáforos para os veículos e peões.
Desenhar o caminho correcto no labirinto. Programa:PowerPoint
Formas
Competências especificas
Identificar, colorir e escrever algumas formas geométricas. Programa:Paint
Mover as formas para os locais correctos.
Escrever o nome dos objectos criados pelas formas. Programa: PowerPoint
Carnaval
Competências especificas
Visualizar, escolher e colorir máscara.
Imprimir e recortar. Programa:KidPix
Abecedário
Competencias especificas
Identificar as letras do Abecedário.
Copiar essas mesmas letras. Colocar uma imagem de exemplo de cada letra.
Ouvir o som das letras e música do Abecedário. Programa:PowerPoint
Números
Competencias especificas
Conhecer os números de 1 a 10.
Colorir e organizar uma lagarta na sequência correcta. Programa: Paint
Reconhecer, escrever os números de 1 a 10.
Gravar um ficheiro de som para cada número e colocá-lo na posição correcta. Programa:PowerPoint e Microfone
Dia do Pai
Competeências especificas
Criar um postal para oferecer ao pai com a fotografia do aluno. Programa:Paint, PhotoDraw e Câmara
Páscoa
Competências especificas
Criar um postal de Páscoa para oferecer aos Padrinhos. Programa: Publisher

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